author photo
O Banco Itaú anunciou recentemente que vai lançar o iti, uma conta de pagamentos que deve servir como alternativa à conta bancária. Uma das funcionalidades deve ser a possibilidade de sacar em caixas eletrônicos sem a utilização de cartão, tal recurso permitirá saques através de códigos que serão gerados pelo aplicativo.

Até o final de 2019, os saques devem ser gratuitos e ilimitados, mas a instituição ainda não confirmou qual será a tarifa após o período gratuito, pois, segundo o banco privado, o modelo de tarifa deve ser definido apenas após o período de testes da iti. Inicialmente, a ideia é de que o serviço seja gratuito para transações não comerciais, tal como faz o PicPay.

A conta anunciada não prevê a disponibilização de cartão de débito ou crédito, a disponibilização de retiradas sem o uso de cartão foi a alternativa encontrada pelo banco para tornar a conta ainda mais digital.

Hoje os correntistas do Banco Itaú já conseguem realizar saques nos ATMs do Itaú e do Banco24Horas sem o uso de cartão, mas tal funcionalidade só é possível através do uso da biometria dos correntistas.

Como pelo iti o banco não deve ter acesso ao cadastro biométrico dos usuários que não forem correntistas do Banco Itaú, tal recurso será disponibilizado por meio de códigos  de autorização que podem ser gerados por aplicativo.

Pelo APP do iti o correntista poderá fazer uma solicitação de saque de até R$ 1 mil, daí será gerado um código de autorização para saque no mesmo dia. No caixa eletrônico bastará que o correntista selecione a opção SERVIÇOS SEM CARTÃO, daí é só selecionar a opção de SAQUE ITI, recurso que deve ser disponibilizado nos caixas eletrônicos até o lançamento da conta previsto para acontecer no segundo semestre de 2019.

Para o usuário comum o iti deve ser gratuito nos moldes do PicPay, já para transações comerciais haverá a taxa de 1%, mas o valor da venda será depositado na hora. Além de pagamentos via QR Code (pessoas ou estabelecimentos) o novo produto do Itaú também deve ser uma alternativa à conta-corrente, isso porque ele permitirá pagamento de contas, depósitos, transferências, saques em caixas eletrônicos, recarga de celular, dentre outros serviços.

Há ainda a previsão de incorporação de outros serviços como: investimentos, crédito pessoal, seguros, cartões de crédito, câmbio de moedas, dentre outros produtos financeiros.

Para quem procura uma alternativa às máquinas de cartões o iti pode ser uma ótima solução caso o método de pagamento ganhe popularidade no Brasil, isso porque a taxa para vender com iti será de, apenas, 1%.
Next article Next Post
Previous article Previous Post